O Google incorporou seu assistente de inteligência artificial, Gemini, diretamente no navegador Chrome, permitindo interações contextuais com o conteúdo da web.

Nathália Bernardo
nathalia@jornaldofuturo.com
O Google deu mais um passo para integrar sua inteligência artificial ao cotidiano dos usuários ao anunciar a chegada do assistente Gemini diretamente no navegador Chrome. A novidade foi anunciada no o Google I/O, evento da empresa para desenvolvedores realizado nos últimos dias 20 e 21 na Califórnia.
Por ora disponível apenas para assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra nas versões Beta, Dev e Canary, a integração permite que os usuários interajam com o conteúdo das páginas de forma contextual. Com isso, será possível, por exemplo, resumir artigos longos, destacar produtos em sites de compras, identificar objetos em vídeos e até conversar por voz com a IA enquanto navega.
O Gemini lê o conteúdo exibido na aba ativa e sugere ações com base no contexto, algo que sinaliza uma nova etapa na jornada do Google rumo à chamada “era agente”. Apesar de ainda apresentar limitações – como dificuldades em realizar múltiplas tarefas ou respostas inconsistentes – o avanço mostra como a empresa pretende tornar o navegador mais inteligente e autônomo. Os testes atuais servirão para refinar a usabilidade antes de uma liberação mais ampla. Para o Google, a incorporação do Gemini ao Chrome é parte de um plano maior de integrar inteligência artificial ao centro da experiência do usuário em seus principais produtos.
chrome, google, inteligencia artificial