Redação do Futuro
redacao@jornaldofuturo.com

O Galo da Madrugada deste ano traz uma novidade histórica: pela primeira vez, ele será 100% feito de material reciclado. Batizado de “Cidadão Ecológico do Carnaval”, o Galo terá 32 metros de altura e 8 toneladas, sendo construído a partir de resíduos reaproveitados, como plásticos, metais e tecidos. A estrutura será erguida nesta quarta-feira (26) e desfilará no sábado (1º), quando milhares de foliões tomam as ruas ao som do frevo.
Os cidadãos também puderam contribuir com a indumentária do símbolo máximo do Carnaval pernambucano, doando garrafas PET em pontos de coleta espalhando pelo Recife. O Bloco promete continuidade do trabalho ambiental, garantindo triagem e destinação adequada para de 100% dos resíduos sólidos gerados pelo evento, por meio da parceria com 10 cooperativas de catadores, somando 400 trabalhadores.
Celebrando a importância da atividade para o meio ambiente o Galo também traz o Bloco dos Catadores, com cerca de 50 trabalhadores, que farão a coleta enquanto desfilam. “Este Galo será um marco para o Carnaval do Recife. Queremos mostrar que a festa pode ser sustentável sem perder sua grandiosidade”, afirma Rômulo Meneses, presidente do bloco.
Comprometido com a compensação de 100% do carbono emitido, o Galo também informou redução de sua pegada ecológica com uso de itens como iluminação de LED de baixo consumo e tintas ecológicas.